Conheço o doutor João Paulo Lotufo há mais de 30 anos e posso assegurar que não existe em nosso país um pediatra mais empenhado em prevenir o abuso de drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas, entre crianças e adolescentes. Numa batalha incansável contra setores poderosos da economia, Dr. João Paulo manteve sempre clara sua missão profissional de prevenir sofrimentos não só para os jovens, mas também para seus pais e familiares, muitas vezes abandonados à própria sorte quando a tragédia do abuso de drogas recai sobre suas famílias.

Desenvolvendo atendimento no Hospital Universitário da USP, levando sugestões e projetos a entidades governamentais e privadas, fazendo palestras em escolas e universidades pelo país, Dr. João Paulo tem sido uma referência para a saúde de nossos jovens em temas que poucos têm a coragem de abordar em consultórios, nas escolas ou mesmo em reuniões familiares.

Dr. Bartô é um personagem criado por ele para abordar de forma mais lúdica e amigável o “abuso de drogas” que, colocado em segundo plano nos programas educacionais de nossos jovens, tem crescido e precisa ser abordado como problema de saúde pública.

No vídeo aqui postado, mostramos uma intervenção do Dr. João Paulo junto a adolescentes. Essas intervenções precisam ser feitas nas escolas rotineiramente pelos professores quando falamos em saúde ou em educação para a autonomia e cidadania.

Para ajudar os professores nessa tarefa fundamental, o site Dr. Bartô lança uma série de aulas para o ensino fundamental que servirão de base para uma abordagem do tema abuso de drogas nas escolas. Visite o site e ajude a reduzir o avanço descontrolado de drogas, lícitas ou não, entre nossos filhos.

Como criar uma comissão de docentes responsável por implantar um projeto de conversas sobre saúde e abuso de drogas em sua escola?

Deixe um comentário