Todos nós fomos crianças e sabemos a importância das brincadeiras no aprendizado. Aprendemos a viver e conviver, experimentamos nossas emoções e sentimentos, exploramos nossas habilidades naturais, expandimos nossa criatividade e nossa imaginação e enriquecemos nosso conhecimento do mundo.

Infelizmente, no entanto, as brincadeiras que permitiam essas possibilidades vivenciais estão cada vez mais raras. Crianças brincam sozinhas em um computador que não consegue suprir o brincar em grupo, o vivenciar conflitos e o gerenciar emoções. Claro que há muito de aprendizado nos jogos eletrônicos, mas eles precisam ser complementados pelo brincar em grupo. E a escola talvez seja o único espaço onde essas atividades comunitárias possam ser experenciadas. O isolamento das famílias, a falta de tempo dos pais, a falta de espaço apropriado, tudo isso contribui para a falta das brincadeiras mais importantes para a formação de crianças e jovens equilibrados e protegidos contra a zumbificação que a solidão do mundo moderno propõe.

Por esse motivo, iniciativas como a do Grupo Marista devem ser compartilhadas por todas as escolas. O vídeo que apresentamos é apenas um de uma série muito bem elaborada que estimula o brincar completo para nossas crianças.

Parabéns ao grupo!

A série “Brincadiquê? Pelo Direito ao Brincar” revela a importância do brincar para o desenvolvimento integral das infâncias e a necessidade dessa experiência lúdica para uma educação de qualidade. A partir de entrevistas com pesquisadores (as), educadores (as) e gestores (as) educacionais, ilustradas pelos registros de práticas pedagógicas desenvolvidas em instituições de educação infantil e primeiro ano do ensino fundamental, a série traz reflexões acerca do Direito ao Brincar e de possibilidades para a oferta de uma educação de qualidade, considerando a ludicidade nos espaços internos e externos das escolas, a cultura local e o envolvimento da comunidade educativa.

Realização: Rede Marista de Solidariedade e Centro Marista de Defesa da Infância Produção: Labirinto

Apoio: Rede Marista de Colégios, Secretarias Municipais de Educação de Araucária (PR), Caxias do Sul (RS) e Cuiabá (MT). 

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