Será que o sono dos adolescentes segue o mesmo ritmo do sono dos adultos?

Para facilitar a rotina familiar, as escolas definem seus horários de aulas de forma a que tudo se adapte aos modelos das organizações, onde os pais trabalham. Assim, iniciar as aulas bem cedo resolve a dinâmica de das famílias, onde pais e mães trabalham e devem chegar em suas organizações entre oito e nove horas da manhã. Mas, será que para crianças e adolescentes esses horários impostos pelo mundo do trabalho são adequados à fisiologia de seres em crescimento e desenvolvimento?

Estudos feitos na Universidade de Rochester mostram que não. Para os alunos do ensino fundamental e médio estudados que começam a rotina escolar antes das 8:30 da manhã há maior risco de sofrer de ansiedade e depressão. A falta de um sono adequado tem consequências ruins e isso fica mais claro com os estudos do neurocientista Jeff Iliff mostrando o papel de “limpeza” que ocorre no cérebro durante esse intervalo no estado de vigília.

Como podemos ver no vídeo da Band Notícias, especialistas recomendam que as escolas modifiquem o horário das aulas para adolescentes com o intuito de melhorar o rendimento escolar e evitar problemas psicológicos futuros.

O que as escolas podem fazer para respeitar o relógio biológico de nossos filhos?

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