Como prender a atenção de crianças numa sala de aula nos dias de hoje?

Embora seja um pediatra e gestor hospitalar, uma de minhas últimas experiências profissionais foi como facilitador em programas de desenvolvimento de executivos de grandes organizações. Programas com imersão de cinco dias onde ocorriam debates, palestras, atividades lúdicas e reflexões por doze horas em cada dia. Tudo isso para uma plateia de cerca de oitenta profissionais experientes e habituados a programas de treinamento do mais alto nível, dentro e fora do Brasil. Como manter essa plateia atenta e interessada?

Essa experiência impar em poder participar como facilitador desses programas mudou radicalmente meu olhar sobre o que é aprendizagem e como nossos modelos pedagógicos tradicionais estavam defasados da realidade de um mundo muito diferente daquele em que eles foram concebidos.

Nossos filhos, infelizmente, frequentam escolas que seguem conceitos de ensino e aprendizado de um mundo onde a única fonte de informação era a escola e, mais especificamente, o professor ou professora. Eles detinham o conhecimento que as crianças queriam aprender e isso bastava para que elas ficassem com a atenção voltada para aquele que as saciaria em sua sede de saber coisas novas.

Hoje, prender a atenção de uma criança por mais de dez minutos exige competências muito diversa daquelas em que o professor era o centro das atenções. Por outro lado, muitos novos modelos de ensino surgiram recentemente que produzem efeitos impressionantes no interesse das pessoas pelo que está acontacendo naquele momento específico onde a aprendizagem ocorre.

Infelizmente, no entanto, esses novos modos de ensinar e aprender não estão nas escolas de nossos filhos, com raríssimas exceções. Eles estão sendo criados em centros de desenvolvimento profissional de executivos, onde existe um grande investimento para melhorar o desempenho das pessoas e, consequentemente, dos resultados das organizações.

Por outro lado, há outros locais onde detectamos pessoas que intuitivamente aplicam técnicas para prender a atenção da plateia e conseguem transmitir suas mensagens com um alto grau de eficácia.

Neste vídeo do TED, o professor Christopher Emdin nos mostra onde podemos observar essas pessoas que possuem uma enorme competência em capturar a atenção de grandes plateias em lugares inusitados e como podemos aprender com elas.

Deixe um comentário