Neste vídeo, trecho do documentário Doutores da Alegria – o Filme, Wellington Nogueira conta como criou o grupo e qual o papel dos palhaços na vida de uma criança doente. Artista genial, ativista social e responsável pelo resgate do humor saudável no Brasil a ponto de torná-lo terapia, Wellington vem ampliando o conhecimento sobre este arquétipo – o palhaço – que faz parte da humanidade desde suas origens. O papel transformador dessa figura insólita, mas poderosa, capaz de agir nos ambientes mais conflituosos e difíceis da convivência humana.

Como seria a presença de Mestres Palhaços visitando as escolas, assim como os Doutores da Alegria visitam os hospitais? Qual o impacto que eles poderiam ter nas relações entre professores e aprendizes? E um professor ou professora que usasse as técnicas do palhaço, que são extremamente sofisticadas, na resolução de conflitos ne sala de aula? Qual seria a pedagogia do palhaço para ensinar crianças, adolescentes e adultos e adultos?

A educação integral não pode prescindir do auxílio da arte, do humor e da humildade, características fundamentais desse personagem cheio de amor e compaixão pelo seu semelhante.

Deixe um comentário