Projeto Âncora e outras iniciativas nas mudanças da educação

Dentre as alternativas para a educação mais tradicional, já há a mais de um século, iniciativas e experiências que já não são mais somente uma nova forma, inicial que podem levar a mudanças nos “sistemas de ensino” da era industrial (do século XX) ou da chamada “educação bancária”…

Passando em revista, algumas das tendências dentre várias outras, que vêm contribuindo para ampliar a diversidade de enfoques para uma educação “na autonomia”, mais humana e centrada no interesse dos estudantes, que passam a protagonizar de maneira íntegra e integral, tanto sua formação (em interdependência com outros, suas comunidades e “mediatizadas” pelo mundo, como nos alertava, o sempre presente mestre Paulo Freire), como a gestão de seus próprios conhecimentos, em processos de educação permanente (o que vemos acontecendo cada vez mais, e não somente dentro das escolas ou universidades, mas na vida como um todo), seguem alguns exemplos do que já vem sendo colocado em prática, com resultados concretos e efetivos, para uma educação crítica, emancipadora e resignificadora dos antigos conceitos e práticas, que vimos “replicando” ou “repetindo”, sem sabermos o por quê, simplesmente para reproduzirmos as metodologias de ensino-aprendizagem, cada vez mais obsoletas e geradoras de infelicidades, desmotivações, falta de interesse ou de sentido, em termos de nossas próprias buscas de aprendizados?

Isso é o que se dá como amostra neste vídeo sobre o Projeto Âncora, que na semana passada completou seu 22o ano de atividade, na Cidade Educadora de Cotia, em processo de co-criação ou também de ampliação de interações com outras iniciativas educacionais (em sentido amplo) nessa cidade, berço de tantas outras contribuições para a melhoria de nossa educação (não apenas no Brasil, como no mundo!).

Parabéns, a toda a comunidade Âncora, e demais iniciativas empreendedoras dessas novas formas de educação e aprendizagens!

Celso Sekiguchi

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