Vamos apresentar gráficos resumindo os principais estímulos da realidade (disparadores emocionais). As emoções, sentimentos e reações instintivas que se seguem mostram como nossas ações são direcionadas pelas emoções. Muitas vezes, o professor pode perceber o que está por trás de certos comportamentos de seus aprendizes.
Paul Ekman (Emotion in the human face), identificou seis emoções primárias: o medo, a raiva, a tristeza, a aversão, a surpresa e a alegria. A estas seis, os irmãos e pesquisadores canadenses Michel e Daniel Chabot (Pedagogia Emocional ) acrescentaram uma sétima emoção: o menosprezo.
Embora no passado vigorasse a ideia de um processo racional que pudesse ser desvinculado das emoções, hoje sabemos que isso é impossível.
No entanto, cabe ao mestre uma primeira análise de seus próprios comportamentos em função do conhecimento de suas emoções. Reconhecer as emoções que nos impulsionam instintivamente para ações muitas vezes incompreensíveis é o primeiro passo para podermos gerenciá-las. Só assim estaremos equilibrados para, de forma imparcial, compreender atitudes aparentemente irracionais de seus alunos, o autoconhecimento é fundamental.
Deixe um comentário