Como seria ensinar matemática, química, física, história, geografia, economia, sociologia e português usando uma horta como estímulo? Fica mais fácil, talvez, falarmos sobre ciências, nutrição, culinária, ecologia, clima, botânica e outras áreas mais relacionadas à biologia tendo como base a produção de legumes, verduras e frutas.
Mas, o desafio pedagógico é estimular as crianças a refletirem sobre todas essas disciplinas durante um trabalho educativo a partir da produção de alimentos. Além de ser um ensino fundamentalmente ligado a uma prática essencial à vida humana – a subsistência – esse modelo integrado de utilização de diferentes conhecimentos produz um efeito de reforço indispensável à teoria.
Muito frequentemente os alunos perguntam: “Mas, para que finalidade eu aprendo isso?” E eles têm razão em perguntar, pois sempre buscamos sentido em tudo o que fazemos e dar esse sentido de utilização prática do conhecimento faz com que ele seja mais facilmente retido na memória.
Todos os sentidos e sentimentos estão envolvidos na atividade de semear, cuidar e colher nosso próprio alimento, seja ele físico, mental ou espiritual.
O vídeo que selecionamos hoje mostra um pouco desse desafio de criarmos uma horta na escola num local onde a terra é abundante, mas os alimentos são escassos.
Que tal desenvolvermos uma horta na escola de nossos filhos?
Deixe um comentário