Como será no futuro uma sociedade onde todos terão a oportunidade de imprimir suas ideias em 3D em suas próprias casas? O que acontecerá com as atuais fábricas e manufaturas? Que tipo de economia suportará esse novo modelo de produção caseira? O que os defensores dos “direitos autorais” farão? Quais os limites para essa revolução da manufatura? Quão distante estamos desta realidade?
Nesse vídeo do TED, Danit Peleg, uma consultora de moda e designer, mostra a primeira “Fashion Collection” impressa em impressoras 3D em casa. Portanto, essa economia da confecção digital já começou e está à disposição dos novos modelos de economia que surgirão, muito diferentes dos atuais.
Será que estamos preparando nossas crianças para esse mundo que já se apresenta como realidade e terá desafios jamais enfrentados antes? Uma sociedade de imensas possibilidades de criação e de destruição ao mesmo tempo? O que é fundamental passarmos para os jovens num mundo como esse? Conhecimento técnico apenas? Nossas escolas estão cientes, não de um futuro imprevisível, mas desse novo presente?
Deixe um comentário