A importância do sono na qualidade de vida das pessoas tem sido uma colocação constante de médicos e educadores. Não é sem razão, pois todos nós já tivemos a experiência de sermos privados do sono e as consequências que isso teve sobre o nosso humor e nosso rendimento intelectual.
Mas, agora, a neurociência começa a entender porque o sono é tão importante em nossas vidas. Jovens costumam passar longos períodos acordados, seja para diversão, seja para estudos em momentos de provas e vestibulares. Para isso chegam a usar medicamentos e bebidas estimulantes com a ideia de que poderão aumentar o tempo acordados, sem perceber que isso nunca dá resultados satisfatórios. Ressacas, mau humor, irritação, esquecimento, estresse e depressão são alguns dos reais resultados da falta de uma noite bem dormida.
Neste vídeo do TED, o neurocientista Jeff Iliff mostra as descobertas da ciência sobre o funcionamento do cérebro e a importância do sono na adequada manutenção das funções cerebrais, um verdadeiro clareador de nossas mentes.
Você tem dormido bem?
Deixe um comentário