“Ensinar informática em uma escola de Gana é muito divertido” – essa frase foi postada no Facebook pelo professor que se apresenta como Owura Kwadwo junto com as fotos que postamos aqui. Notem nas fotos que, na falta de equipamentos de informática para dar aula a seus alunos em uma escola de Kumasi, em Gana, ele desenha no quadro negro toda a página inicial do programa Word.
Desde 2011 o professor Owura ministra suas aulas de informática sem que seus alunos tenham acesso a computadores, equipamentos inexistentes na escola de Kumasi.
Enquanto isso, no Brasil, a maioria das escolas do ensino fundamental e médio não dão aulas dessa disciplina alegando falta de equipamento ou, pior, tendo uma sala fechada com computadores novinhos. Owura mostra que, quando temos atitude, nenhum obstáculo é intransponível.
O interessante é que quando nossa intenção é nobre, o Universo se mobiliza para nos ajudar. Nesse caso de Gana, após a publicação das fotos no Facebook, a empresária Rebecca Enonchong, fundadora da empresa de tecnologia AppsTech, compartilhou a postagem com a Microsoft, que acionou sua filial na África e vai, através de sua rede de parceiros, dar suporte para o professor, fornecendo computadores e softwares do pacote Office para educação.
Sua escola está ensinando informática aos seus alunos?
Deixe um comentário