Porque é tão importante inserirmos a cultura gastronômica nas escolas? As aulas de culinária, por mais que pareçam um momento de brincadeira, são, na verdade, uma hora de muita concentração e aprendizagem.
Através das aulas, é possível trabalhar de forma lúdica conceitos ligados à matemática, por meio de pesos e medidas, e à língua portuguesa, ao aproximarmos as crianças dos textos de receitas e preparos. Uma verdadeira investigação: ler receitas, calcular quantidades, fazer previsões e submeter os ingredientes às transformações que o calor do forno, a fervura, a fritura ou simplesmente a adição de temperos podem provocar.
Um grande motivo para inserir atividades culinárias é pela dificuldade que as crianças têm de comer certos alimentos. Dessa maneira, ao produzir e montar pratos com criatividade na sua apresentação, os tornando atraentes, as crianças têm mais prazer de comer o que produziram, conhecendo muitas vezes alimentos que não estão em seu cotidiano, sentindo-se capazes e autoconfiantes.
As aulas de culinária ajudam as crianças a aprender conteúdos e desenvolver habilidades.
No vídeo, a chef Bela Gil defende o ensino da gastronomia nas escolas como forma de desenvolver independência, melhorar a alimentação e promover a cultura brasileira.
Principais objetivos desta atividade:
- Descobertas de histórias e culturas através da culinária;
- Explorar novos ingredientes;
- Entender o uso dos utensílios;
- Desenvolver coordenação motora;
- Trabalho em equipe;
- Conhecimento das propriedades nutritivas de cada alimento;
- Exercício de memória, paciência e concentração;
- Estimular hábitos saudáveis também em casa – Fast Food x Comfort Food – Compartilhar com a família.
Agora que você já sabe o porquê de contar com aulas de culinária nas escolas, fica mais fácil compreender a importância da gastronomia no nosso dia a dia. Curtiu este conteúdo? Aproveite também para ler o que os outros mestres estão contando….
Deixe um comentário