Nos últimos seis artigos abordamos vinte e quatro fortalezas humanas distribuídas em seis virtudes. São pontos de caráter das pessoas a serem observados e estimulados desde à infância segundo o educador espanhol Rafael Bisquerra, que se baseou nos estudos de Peterson y Seligman, 2004.

Por outro lado, o jornalista Paul Tough, no livro Uma questão de caráter, aponta os sete traços de caráter de maior impacto para o sucesso pessoal e profissional segundo estudos de vários pesquisadores americanos:

  1. Determinação
  2. Inteligência Social
  3. Curiosidade
  4. Otimismo
  5. Gratidão
  6. Entusiasmo
  7. Autocontrole

Numa entrevista à Revista Época em 2014 realizada pela jornalista Camila Guimarães, Paul Tough mostra a importância do ambiente na formação da personalidade das pessoas:

ÉPOCA – Uma das conclusões das pesquisas é que o caráter é maleável. Qualquer um pode aprender traços de personalidade? Quem ensina?
Tough –
 Sim, qualquer criança ou jovem pode aprender a ser diferente. Pesquisar sobre a maleabilidade do caráter é complicado, porque os cientistas já sabem que o ambiente em que as crianças crescem tem forte influência na formação dos traços de sua personalidade, especialmente ambientes vulneráveis, violentos, traumatizantes. Nessas condições, habilidades como autocontrole e determinação tendem a ser inibidas. Há evidências científicas fortes de que o contato com um professor, ou um mentor, ou alguém da família, nesses casos, pode mudar os traços de personalidade do indivíduo. O que não se sabe ainda com clareza é como fazer isso. Não podemos ainda dar uma receita aos professores de como ensinar seus alunos a ter mais autocontrole ou resiliência. Não temos um currículo escolar para isso. O certo é que a regra da maleabilidade vale para qualquer criança. Mesmo para as menos favorecidas. (http://epoca.globo.com/ideias/noticia/2014/04/bpaul-toughb-educacao-de-sucesso-depende-da-personalidade.html).

Assim, cabe aos educadores ter em mente os aspectos de personalidade (virtudes) a serem observados e estimulados, pois sem essa formação, todo o conhecimento repassado ao aprendiz pode ser mal utilizado ou desperdiçado na convivência social.

Virtudes

Deixe um comentário