Hoje qualquer criança pode tirar fotos num tablete ou num celular. A fotografia tornou-se ainda mais popular com a criação de espaços para divulgá-las nas redes sociais, como no Facebook, Instagran ou Whatsapp.

O que as pessoas querem ao colocar uma foto sua nesses locais públicos?

Contar uma história! Talvez elas não percebam essa intenção conscientemente, mas a função dessa exposição é contar suas histórias: como são, onde estão, para onde viajam, o que comem, onde trabalham, o que fazem, com quem se relacionam e assim por diante. Uma verdadeira autobiografia.

Como podemos usar esse enorme potencial de contar histórias da fotografia nas escolas? Essa talvez seja a ferramenta mais promissora para ser usada no dia a dia da aprendizagem, já que ela une arte, percepção, emoção e uma forte capacidade de comunicação, por um custo muito baixo, já que depende de um celular e da criatividade das pessoas.

Neste interessante vídeo do TED, David Griffin, diretor de fotografia da revista National Geografic, fala do enorme poder que a fotografia tem para unir as pessoas ao nosso mundo contando histórias.

Como um professor pode se munir da fotografia como um processo didático altamente eficaz para várias disciplinas do currículo escolar?

 

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