Como seria um sistema educacional onde os alunos possam estudar os conteúdos curriculares em suas casas para, só depois, tirar suas dúvidas e fazer exercícios com os professores na escola? Esse é o fundamento da Sala de Aula Invertida.
No livro “Sala de Aula Invertida – Uma Metodologia Ativa de Aprendizagem”, os professores americanos Jonathan Bergmann e Aaron Sams perguntam:
“Dar a mesma aula quatro, seis e até oito vezes, em um só dia, para turmas diferentes. Que professor nunca passou por isso? Quem conseguiu manter, em todas as exposições, a mesma energia e entusiasmo? E a aula sempre alcançou os objetivos planejados?”
A metodologia da Sala de Aula Invertida, como o próprio nome diz, inverte a lógica da “lição de casa”. Os alunos recebem um desafio para estudarem em casa e, depois, na escola, tiram dúvidas com os colegas, sob supervisão do professor.
Neste vídeo do Flipped Institute há uma pequena animação mostrando o que é o método da Sala de Aula Invertida.
Que tal experimentar?
Deixe um comentário