Contar histórias é uma arte. E um bom contador de histórias precisa entender que fala a linguagem do inconsciente. Isso lhe dá uma enorme responsabilidade ao escolher aquilo que conta. As histórias afetam profundamente as pessoas e, mais fortemente, as crianças.

Neste vídeo do TED intitulado “O perigo de uma história única”, Chimamanda Ngozi Adichie, escritora nigeriana, conta como as histórias podem influenciar positivamente ou negativamente o desenvolvimento de uma criança, mostrando o poder de influência cultural que os livros infantis exercem. Reforça a responsabilidade dos contadores de histórias na diversificação de sua literatura.

Chimamanda chama a atenção dos educadores para a necessidade de contarmos aos aprendizes histórias diversas, de diferentes culturas, mostrando a diversidade do mundo e as particularidades e riquezas de cada cultura.

A realidade do mundo não é feita de uma única história, pois esta representaria apenas um ponto de vista e a realidade é composta por um sem número de pontos de vista. Essa é a responsabilidade de um educador no uso das histórias como ferramenta fundamental de formação para a cidadania.

Deixe um comentário