Câmara 10: Mestre Pacifista
A covardia coloca a questão: ‘É seguro?’
O comodismo coloca a questão: ‘É popular?’
A etiqueta coloca a questão: ‘É elegante?’
Mas a consciência coloca a questão, ‘É correto?’
E chega uma altura em que temos de tomar uma posição que não é segura, não é elegante, não é popular, mas o temos de fazer porque a nossa consciência nos diz que é essa a atitude correta.
Martin Luther King
Como lidar com os conflitos no dia a dia da educação?
Como eliminar toda forma de opressão e humilhação que ocorre dentro e fora das escolas, geradoras de adultos ressentidos e violentos? Como reconhecer e gerenciar nossas próprias emoções? Como reconhecer e ajudar no gerenciamento das emoções de nossos alunos?
Todas essas perguntas são, na verdade, os desafios que enfrentamos diariamente quando exercemos nosso papel de ensinantes. Precisamos urgentemente aperfeiçoar nossas competências emocionais e relacionais para darmos conta dessa tarefa fundamental de reduzir a violência das próximas gerações, criando um mundo harmônico e pacífico, onde a diferença seja entendida como uma contingência natural da vida, algo que lhe dá significado e enriquece sua contínua evolução.
Nesta câmara trataremos de trazer um olhar mais atento a competências sutis como a gestão da emoção e o aprimoramento espiritual, sendo este último visto como um tipo de inteligência a ser desenvolvido, independente das convicções religiosas de cada um.
As Câmaras
As Câmaras representam bem o aprendizado de competências, pois priorizam a prática como forma de incorporação de conhecimento. Neste nosso espaço, esperamos que as reflexões redundem em uma nova forma de agir, a ser colocada em prática no tatame diário da escola. Cada tema terá uma Câmara específica e um ou mais responsáveis por ela. Assim, clique no botão BLOG e você será levado a um templo de aprendizagem continuada que, esperamos, seja útil para o seu aperfeiçoamento como um Mestre na formação de cidadãos conscientes e felizes.