Câmara 5: Mestre Cozinheiro
Cozinhar é o mais privado e arriscado ato.
No alimento se coloca ternura ou ódio.
Na panela se verte tempero ou veneno.
Cozinhar não é serviço.
Cozinhar é um modo de amar os outros.
Mia Couto
Nutrindo futuros campeões
Esta é uma frase um tanto radical, mas reflete bem a importância da alimentação em nossa saúde, principalmente nas fases de infância e adolescência, quando estamos em plena construção dos nossos corpos.
No entanto, aliado à compreensão das melhores práticas nutricionais, podemos trabalhar a produção adequada dos alimentos, seja na estimulação à agricultura orgânica, seja na busca de hábitos alimentares mais naturais, seja na confecção dos alimentos em nosso dia a dia.
Qual a importância do adequado preparo dos alimentos na nutrição das pessoas? Em quanto a presença de certos sabores estimula ou desestimula a ingestão de certos alimentos? Podemos encarar o cozinhar como uma forma de relaxamento e até de meditação?
Nesta câmara traremos subsídios aos que educam sobre aspectos capazes de auxiliá-los na competência em orientar seus alunos não só nos aspectos técnicos das qualidades nutricionais dos alimentos, mas também na forma de disponibilizá-los para melhor aceitação. E como o preparo das refeições pode ser um momento único de criatividade e inspiração.
As Câmaras
As Câmaras representam bem o aprendizado de competências, pois priorizam a prática como forma de incorporação de conhecimento. Neste nosso espaço, esperamos que as reflexões redundem em uma nova forma de agir, a ser colocada em prática no tatame diário da escola. Cada tema terá uma Câmara específica e um ou mais responsáveis por ela. Assim, clique no botão BLOG e você será levado a um templo de aprendizagem continuada que, esperamos, seja útil para o seu aperfeiçoamento como um Mestre na formação de cidadãos conscientes e felizes.