Câmara 8: Mestre Feiticeiro
Cultivemos o riso contra as armas que destroem a vida. O Riso que resiste ao ódio, à fome e as injustiças do mundo. Cultivemos o riso. Mas não o riso que descrimine o outro pela sua cor, religião, etnia, gostos e costumes. Cultivemos o Riso para celebrar as nossas diferenças.
Palhaço XUXU – Luiz Carlos Vasconcellos
Magia e o bom humor para a criação de um ambiente favorável
A aprendizagem tem como uma de suas maiores motivações a curiosidade humana. Quanto mais provocarmos e desafiarmos os aprendizes a buscar o desconhecido, mais estaremos estimulando a participação atenta de cada um deles. Como seria usar a magia e o bom humor como pressupostos para a criação de um ambiente favorável ao aprendizado, à criatividade e à compaixão?
Embora possa parecer algo distante do atual modelo educacional, as experiências com palhaços em locais de conflito ou desequilíbrio emocional e da mágica como fator de estímulo à criatividade, permitem assegurar que elas podem ser importante recurso didático na algibeira de quem ensina.
Nesta câmara traremos recursos para um aperfeiçoamento das competências em transformar ambientes através dessas novas disciplinas.
As Câmaras
As Câmaras representam bem o aprendizado de competências, pois priorizam a prática como forma de incorporação de conhecimento. Neste nosso espaço, esperamos que as reflexões redundem em uma nova forma de agir, a ser colocada em prática no tatame diário da escola. Cada tema terá uma Câmara específica e um ou mais responsáveis por ela. Assim, clique no botão BLOG e você será levado a um templo de aprendizagem continuada que, esperamos, seja útil para o seu aperfeiçoamento como um Mestre na formação de cidadãos conscientes e felizes.