Câmara 6: Mestre Democrata
A democracia… é uma constituição agradável, anárquica e variada, distribuidora de igualdade indiferentemente a iguais e a desiguais.
Platão
Democracia vista como uma filosofia política de inclusão total
Professoras e professores são guardiões da justiça e do respeito à diversidade. Deles se espera uma postura de rejeição a toda forma de exclusão, seja ela por características físicas, morais, psicológicas ou afetivo-emocionais. Formar cidadãos conscientes pressupõe um ensino democrático na acepção mais profunda de democracia, onde a exclusão de qualquer natureza deve ser combatida. Democracia vista como uma filosofia política de inclusão total: enquanto houver um ser humano fora do contexto social, seja por qual motivo for, a democracia não se completa.
Nesta câmara, então, traremos exemplos de processos que levam à inclusão, para que os aprendizes percebam a viabilidade de uma sociedade inclusiva em todos os seus campos de relação. Existem esses exemplos práticos em todas as áreas, onde, ao dar voz àqueles que são oprimidos, revelam um enorme potencial humano escondido e desperdiçado pelas diferentes formas de segregação que nossa sociedade estabelece, muitas vezes por desconhecimento. Iluminar o caminho dos alunos com o farol da inclusão é uma tarefa fundamental nos dias de hoje e deve começar desde cedo na aprendizagem de sermos humanos..
As Câmaras
As Câmaras representam bem o aprendizado de competências, pois priorizam a prática como forma de incorporação de conhecimento. Neste nosso espaço, esperamos que as reflexões redundem em uma nova forma de agir, a ser colocada em prática no tatame diário da escola. Cada tema terá uma Câmara específica e um ou mais responsáveis por ela. Assim, clique no botão BLOG e você será levado a um templo de aprendizagem continuada que, esperamos, seja útil para o seu aperfeiçoamento como um Mestre na formação de cidadãos conscientes e felizes.