Câmara 7: Mestre Elegante
Elegância é a arte de não se fazer notar, aliada ao cuidado sutil de se deixar distinguir.
Paul Valéry
A estética como caminho e a etiqueta em sala de aula
Professoras e professores são mais que exemplos em sala de aula para seus alunos: são seus primeiros heróis, a referência afetiva para a maioria deles e um padrão de conduta a ser seguido. Assim, os comportamentos e atitudes do ensinante balizam os comportamentos e atitudes predominantes dos aprendizes, seja de forma consciente ou inconsciente. Isso aumenta em muito a responsabilidade das relações em sala de aula, principalmente no que se refere a valores e princípios que orientam a vida em sociedade.
Não ficaremos restritos a regras de etiqueta, mas, antes disso, à competência docente de estabelecer os valores e princípios que fundamentam tais regras sociais, algo pouco desenvolvido, em geral, naqueles que educam ou gerenciam pessoas e equipes.
Nesta câmara, então, trataremos das relações e dos valores necessários à sua organização, para que a aprendizagem se faça de maneira colaborativa e integrada. Também traremos aspectos relacionados a estilos de ensino e de aprendizagem, no sentido de aperfeiçoarmos as características pessoais que potencializam a empatia e a aproximação entre as pessoas.
As Câmaras
As Câmaras representam bem o aprendizado de competências, pois priorizam a prática como forma de incorporação de conhecimento. Neste nosso espaço, esperamos que as reflexões redundem em uma nova forma de agir, a ser colocada em prática no tatame diário da escola. Cada tema terá uma Câmara específica e um ou mais responsáveis por ela. Assim, clique no botão BLOG e você será levado a um templo de aprendizagem continuada que, esperamos, seja útil para o seu aperfeiçoamento como um Mestre na formação de cidadãos conscientes e felizes.