Câmara 13: Mestre Ferramenteiro
Criando as próprias Ferramentas
Conheci um entalhador chamado José, filho de um marceneiro, que fazia trabalhos incríveis em madeira. Vê-lo trabalhar era algo deslumbrante. Via surgir da madeira tosca as figuras incríveis, cheia de detalhes que só tinha visto antes em esculturas dos grandes mestres do Renascimento. Passava horas observando esse artista da madeira trabalhar. Cada entalhe era conduzido com destreza e carinho. Um de seus segredos para a produção de trabalhos tão belos e refinados era que ele produzia as próprias goivas e formões com que trabalhava.
Talvez, para esse novo mundo que vamos construir, as velhos recursos já não sirvam mais, sejam eles para ligados à comunicação eàa aprendizagem, sejam eles afeitos à gestão da rotina dos professores. Precisamos criar novas ferramentas para entalharmos essa nova realidade que se apresenta bruta, mas que nos cabe delinear.
As Câmaras
As Câmaras representam bem o aprendizado de competências, pois priorizam a prática como forma de incorporação de conhecimento. Neste nosso espaço, esperamos que as reflexões redundem em uma nova forma de agir, a ser colocada em prática no tatame diário da escola. Cada tema terá uma Câmara específica e um ou mais responsáveis por ela. Assim, clique no botão BLOG e você será levado a um templo de aprendizagem continuada que, esperamos, seja útil para o seu aperfeiçoamento como um Mestre na formação de cidadãos conscientes e felizes.